segunda-feira, 2 de março de 2015

Josué, sob inspiração divina, escreveu adicionais “palavras no livro da lei de Deus”, e isto se deu com outros fiéis escritores da Bíblia. (Jos 24:26; Je 36:32) Com o tempo, todos esses escritos foram reunidos e passaram a formar as chamadas Escrituras Sagradas ou Bíblia Sagrada. “Toda a Escritura . . . inspirada por Deus” incluiria, atualmente, todos os livros canônicos da Bíblia. (2Ti 3:16; 2Pe 1:20, 21) Nas Escrituras Gregas Cristãs (NT), a palavra inspirada de Deus é com frequência mencionada simplesmente como “a palavra”. — Tg 1:22; 1Pe 2:2.

Há muitos sinônimos para a palavra de Deus. Por exemplo, no Salmo 119, onde referências à(s) “palavra(s)” de Deus ocorrem mais de 20 vezes, acham-se sinônimos em paralelismos poéticos — termos tais como lei, advertências, ordens, regulamentos, mandamentos, decisões judiciais, estatutos e declarações de Deus. Isto mostra também que o termo “palavra” significa uma idéia ou mensagem completa. 

A palavra de Deus é também descrita de várias outras maneiras que lhe dão amplitude e significado. Ela é “a ‘palavra’ [ou “declaração” (rhéma)] da fé” (Ro 10:8, Interlinear), “a palavra [ou mensagem (forma de lógos)] da justiça” (He 5:13) e a “palavra da reconciliação” (2Co 5:19). A palavra ou mensagem de Deus é como “semente”, que, se plantada em solo bom, produz muitos frutos (Lu 8:11-15); diz-se também que Suas declarações ‘correm com velocidade’. — Sal 147:15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário